Terça-feira, 26 de Abril de 2005

AV. DO EMIGRANTE

Como todos os murtoseiros (ou forasteiros que por ali passem) sabem, a Av. do Emigrante divide-se em duas partes distintas.....tão distintas que às vezes até é difícil perceber que se trata da mesma avenida.

Se formos da novíssima rotunda dos bombeiros para o centro da Murtosa, encontramos uma via arranjadinha (com umas tampitas de esgoto acima do nível) ou pelo menos em vias disso; com o aspecto de que poderá vir a ser uma via harmoniosa, com direito a pista para ciclistas ( o que é mais que justificado numa terra onde a bicicleta ainda é por excelência um meio de transporte). Estou certa de que quando as obras estiverem concluídas será uma via aprazível, onde será agradável circular (embora tenhamos o problema de Bitaólras, Tuínhas e Cunazias - só para citar os clâs mais famosos - que aceleram por ali como se estivessem no autódromo do Estoril, e que podem estragar a viagem a qualquer calmo viajante, mas isso....são outros 500).

Ora, na parte que liga a citada rotunda à estrada intermunicipal, já no Bunheiro, as coisas são bem diferentes...

Achei alguma graça, porque é um percurso que eu faço no mínimo duas vezes por dia, e na correria maluca do dia a dia, confesso que aquele caminho já me é tão familiar que eu nem lhe encontro defeitos (exceptuando de vez em quando algumas covitas, mas isso é normal). Hoje, por acaso, tive que voltar a Pardelhas depois do trabalho e como aí a calma já era outra e os olhos já íam abertos para outras coisas, acreditem que fiquei....entre o chocado e o desiludido.
Como eu dizia no princípio, não parece a mesma avenida. Pista para ciclistas....nem projecto (a malta do Bunheiro, que se desenrasque e que se encoste à valeta). No entanto não é só isso. Não quero melindrar ninguém, porque sei que a culpa não é desta edilidade, nem por sombras; é mal que já vem de trás ...e aqui é que a minha atenção despertou; ...já repararam na miscelânea de árvores que por lá têm sido plantadas??? Parece que cada edilidade que por ali passa decide, plantar uma variedade diferente de árvores; há de tudo um pouco, de todos os tamanhos e feitios, de folha caduca a intercalar com folha persistente (sem qualquer harmonia) as da direita diferentes das da esquerda...espanta-me que com a febre de derrube de árvores que assolou a Murtosa, aquelas tenham escapado; Aí pelo menos podiam ter reordenado aquilo.

Ah!!... e a iluminação? será que alguém pensa que os Bunheirenses, sobretudo os do sul (que são quem mais usa aquela via, de bicicleta ou a pé), são tão iluminados (ou luminosos) que podem prescindir de uma iluminação pública mais abundante???
Bem, como este ano há autárquicas, acredito que os melhoramentos também lá cheguem..

Saudações bunheirenses.
publicado por Zé às 22:57
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Anónimo a 28 de Abril de 2005 às 15:40
Bitaolras, Tuinhas, Cunazias...De repente, pensei que tinha acordado noutro tempo, noutro lugar (Gafanha Baixa). AhAhAh!amador
(http://amadora@ci.newark.nj.us)
(mailto:amadora@ci.newark.nj.us)
De Anónimo a 28 de Abril de 2005 às 00:59
As árvores são mais recentes e a estrada só ainda não foi engolida pelo pântano porque ainda não calhou.fbhjbvh
</a>
(mailto:jkdbvf@jhdf.pt)

Comentar post