Quinta-feira, 26 de Agosto de 2004

Fonte de S. Gonçalo

Hpim2112.jpg


Era imperdoável que um blog com este nome, não tivesse um post sobre a fonte...
Fonte que é dia a dia um regalo para os meus olhos.
Habituei-me a ver, desde pequena, a centenária fonte, como um local bonito...mas muito mal tratado. As árvores, os tufos de hortensias e o passeio apertado, além de quase ocultarem o belo painel de azulejos, serviam amiudadamente para satisfazer as necessidades fisiológicas, dos simples mortais que por ali passavam. Assim, recordo, a miudagem não se aventurava muito no "caminho" da fonte, porque nunca sabiam o que encontrariam. Além disso, o restolhar das folhas à passagem das lagartixas que por ali abundavam, ajudava a desencorajar os menos afoitos.
Claro que isto já foi há muitos anos.....no tempo em que os animais falavam....que as galinhas tinham dentes.
Agora temos uma fonte bem arranjada, com o painel de azulejos recuperado, com bancos para um breve e agradável descanso, uma relva bem tratada, iluminação em todo o comprimento do muro bem caiado e holofotes dirigidos para a fonte própriamente dita.
Digo-vos meus caros...um encanto para os olhos, de dia e de noite. Um recanto que convida ao relax e a encontros românticos, e que felizmente alguns sabem aproveitar.
Hoje até ilustrei o post...

Hpim2113.jpg


Como vêem cá de cima, é bonita! A meio caminho, ainda mais bonita! Mas quando chegamos lá abaixo......é a desilusão total, como podem conferir pelas fotos.
Que a água é imprópria para consumo, eu até consigo aceitar. Agora que, com todas as novas tecnologias ao dispôr de quem pode, nunca se tenha conseguido resolver a questão da circulação de águas....é uma vergonha.

Hpim2114.jpg


Eu sou completamente leiga, mas não consigo acreditar, que não haja uma solução para escoamento eficaz daquelas águas que se tornam inevitavelmente salobras, cheias de lodo, que tornam o local feio, porco e desagradável. É que com aquele aspecto, perde-se o pejo e para além de piscina de rãs, serve de receptáculo de lixo (também era boa ideia enquadrar lá um cesto de lixo, para que as pessoas não tivessem que levar para casa as latas de refrigerantes e os pacotes de batatas fritas). Sempre houve a desculpa de que era uma tarefa difícil, que não se conseguia fazer o escoamento daquelas águas, sem que ficassem ali paradas, mas será que ainda é???
O Bunheiro tem tão pouco em termos de sala de visitas....é uma pena que uma das coisas mais bonitas que tem, não seja tratada e cuidada no seu todo, parece mesmo que é só para "passante" ver (porque realmente quem vê da rua só pode achar lindo).
Anotem senhores autarcas....resolvam isto de um vez.
publicado por Zé às 21:26
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Anónimo a 17 de Setembro de 2004 às 17:23
É com pena q n leio nada de novo neste blog, de qq forma hoje presenciei algo digno de registo, mto + aqui!!
Qd saí de manhã de casa, na R. do Casal, eram umas 9h30, nada de novo havia a registar por aquelas bandas... a n ser a música gravada das festas de S. Mateus q já começou...
Depois das 10h, qd voltei a passar... qual n é o meu espanto qd umas 6 senhoras funcionárias da autarquia andavam numa azáfama a limpar as bermas das estradas por ali fora... Mas com uma vontade de deixar tudo num brinquinho q eu nunca vi!! E mais, durante o meu almoço observei q a carrinha da Câmara já andava a retirar os montinhos que as ditas senhoras haviam feito pela manhã!!!
É fantástico como uma festa levou a tanto... ou estará já na mira tb a inauguração da Igreja, dia 25! Realmente é vergonhoso como essas mesmas bermas só estão limpas qd as próprias pessoas se dão ao trabalho de as limpar. Pq a autarquia qd o faz, das poucas vezes q o faz, deixa os montinhos eternamente na rua até q o vento os espalhe outra vez!!! Aliás como já num outro blog foi referido!
Ana Abreu Freire
</a>
(mailto:anokitas@hotmail.com)
De Anónimo a 3 de Setembro de 2004 às 09:24
Realmente...
É de facto uma pena que não se olhe para essa situação.
Embora mais nova, e há pouco a morar a apenas alguns metros da Fonte, já a vi bem pior, o que não inviabiliza que se melhore ainda mais!!
É na verdade um local muito aprazivel para um passeio, e agora com os banquinhos convida a uma tarde de leitura sossegada!!
Quem sabe se para o ano, com as eleições, alguma coisa mude...
Ana Abreu Freire
</a>
(mailto:anokitas@hotmail.com)

Comentar post